Você já ouviu falar de omnichannel?

Você já ouviu falar de omnichannel?

O comportamento do consumidor está mudando. Mais conectado e dinâmico, ele usa a tecnologia cada vez mais para ganhar comodidade, diversidade e preço.

As empresas entenderam isso e passaram a procurar estratégias que aliassem marketing e recursos tecnológicos.

Uma das mais recentes é a chamada experiência omnichannel , modelo cujo conceito é a integração e a sincronização de todos os canais de relacionamento e de suporte da empresa com o consumidor.

Em outras palavras, um alinhamento entre as ações dos meios online e offline: lojas físicas, lojas virtuais, aplicativos, meios digitais, redes sociais e, também, as áreas de logística, administrativas e suporte, entre outras. Assim, o cliente pode começar o contato pelo WhatsApp, continuar com chamada telefônica, continuar através do Messenger e, se for conveniente para ele, finalizar o processo na própria loja física.

O fundamental é que todos estes canais, sem exceção, estejam conectados.
Ou seja, tenham domínio de todo o histórico do relacionamento estabelecido com o consumidor e autonomia para dar sequência ao processo.

O foco da estratégia é garantir que o cliente será bem atendido e terá todas as suas demandas processadas com rapidez e comodidade em qualquer ponto de contato com a empresa.

Omnichannel é um conceito que representa um passo à frente de outro conceito que está presente no mercado: o multicanal.

Como o próprio nome diz, multicanal é a proposta de oferecer diversos canais de acesso ao consumidor para facilitar a sua intenção de compra. A grande diferença é que, nesta primeira etapa, os canais não conversavam entre si, não estavam interligados. E, em alguns momentos, até competiam entre eles.

Omni, em latim, tem o significado de tudo. No caso de omnichannel, pode-se ler como uma convergência de todos os canais de relacionamento da empresa, todos eles falando a mesma linguagem e conectados para oferecer o que o cliente de hoje busca: rapidez e comodidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *