Indústria Paranaense cresce 0,6% em março

Os dados foram divulgados pelo IBGE

BAND NEWS FM CURITIBA ONLINE (PR) | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | 10/05/2022
O mês de março foi de crescimento para o setor industrial paranaense. Apesar de um tímido 0,6% de desempenho superior comparado a fevereiro, o índice ficou acima do nacional que foi de 0,3% e também deixou o estado como o melhor da Região Sul, tendo em vista que Santa Catarina terminou o mês com queda de 3,8% e o Rio Grande do Sul de menos 0,3%. Mas essa alta foi pontual. No primeiro trimestre do ano o Paraná recuou 2,7% em relação ao mesmo período de 2021. Se compararmos março deste ano com o ano passado também houve queda de 2,8%. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que de uma maneira geral o setor, em todo o Brasil, enfrenta dificuldades. Nos últimos 12 meses, apesar de ter fechado com alta de 5,8%, o economista da Fiep, Evânio Felippe explica que o que se constata é que o estado apresenta uma redução no ritmo de crescimento.
A nível nacional a indústria encerrou março com retração de 2,1%. E quando se avalia somente o primeiro trimestre, os cinco estados mais industrializados do país não apresentaram bom desempenho. São Paulo foi o mais impactado com índice de menos 3,7%. Em seguida, ficou Minas Gerais com retração de 2,7%, mesmo índice do Paraná entre janeiro e março. No Rio Grande do Sul a queda no período foi de 2,3% e somente o Rio de Janeiro teve um trimestre positivo com crescimento de 3,3%. Segundo o economista, os resultados são reflexo de vários fatores, como a falta de insumos e também conflitos, como a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
No levantamento o IBGE avaliou 13 atividades e nove apresentaram desempenho negativo. Somente os setores automotivo (1,5%), de celulose e papel (3,2%), de máquinas e equipamentos (6,6%) e bebidas (33,5%) fecharam o primeiro trimestre do ano com altas.
Reportagem Vanessa Fontanella


>> Link Original

#74495966